Você sabe criar uma estratégia de mídia social para sua empresa?

Se você pretende colocar sua empresa nas mídias sociais com foco, unicamente, em vendas estará cometendo um grande erro! Muitas empresas deixam de investir em mídias sociais, ou colocam um "sobrinho" ou "amigo" para gerenciá-las baseado na própria frustração de um ou mais trabalhos que não deram certo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado feita em 2015 afirma que 37% das empresas não viram melhora nas suas vendas após implantarem serviços de mídia social. Outra pesquisa feita pela Telestra, mostra que 24% das pequenas empresas que haviam feito algum investimento em redes sociais, não obtiveram nenhum resultado positivo.

Porque isto acontece???

Tenha em mente que rede social é construção de relacionamento! Se você acha que é fácil e barato está enganado!

Mídia social é como casamento: um compromisso. Não veja o longo caminho a percorrer como estratégia de marketing, mas como um processo que envolverá experimentos, exposições e riscos. Apenas vivenciando a "linha do tempo" é que virá o amadurecimento necessário para que o sucesso seja alcançado. Sua empresa deve ser pró-ativa e ter transparência no que deseja transmitir. Precisa ter uma estratégia clara e definida de como sua empresa se posiciona nas redes (e quais redes) sociais.

Muito deste resultado negativo se deve ao fato da empresa não entender a linguagem de sua rede social. Esquecem da estratégia e ignoram uma importante fase anterior: análise e pesquisa! Logo partem para a produção de conteúdo cometendo um erro grave e básico: Nas redes sociais se seu público (futuro cliente) não gostou do seu posicionamento ele, simplesmente, esquece de você! Uma segunda chance será muito mais difícil

Mas como fazer acontecer???

Quando se trata de estratégia em mídias sociais devemos considerar alguns pontos:

  • Tenha um plano de ações.
  • Nunca pule a fase da análise e da pesquisa. Pesquise na Web, sites, blogs e redes, informações sobre sua marca e a marca dos concorrentes.
  • Alinhe a posição editorial com os objetivos que deseja alcançar.
  • Entenda, claramente, a missão, a visão e os valores de sua empresa. Não devem ser só palavras bonitas em um layout "família Doriana".
  • Comece a "linkar" as informações. Siga conversas, inscreva-se em blogs, divulgue o blog alheio (não tenha medo de fazê-lo) dando a devida autoridade, poste comentários, faça perguntas, compartilhe. Faça uma lista de pessoas que tenham influência (formadores de opinião) importantes ao seu negócio.
  • Entenda as características dos canais de comunicação
  • Participe de eventos, webinários, grupos, relacionados ao seu setor.
  • Não tenha inveja! Se a grama do vizinho esta mais verde que à sua.
  • Aprenda com os erros dos outros. Você não tem tanto tempo de vida assim para aprender, somente, com os seus próprios.
  • Monitore suas redes. Pelas métricas você verifica problemas e correções de percurso em seu plano de ações.

Só isso?

É um bom começo! Sua estratégia jamais terá um fim. Lembre-se de que é um processo. Novidades surgem a cada dia, e você deve estar "antenado".

Fortaleça sua presença, adapte-se ao "novo" e procure, sempre, dispender um esforço para melhorar sua comunicação on-line.

Tudo planejado e bem estruturado? Então é hora de colocar a "mão na massa".

Tá esperando o quê?

Referências

construsitebrasil.com

blogmidia8.com